Roteiros de Charme ativa o Nordeste e seus hotéis

05/11/2019


Criada há 27 anos para oferecer uma atividade turística de qualidade, adequada ao meio ambiente, associação tem 20 hotéis na região afetada por derramamento de óleo.

Mais tradicional associação de hotéis de luxo do Brasil, a Roteiros de Charme iniciou no dia 1° de novembro uma campanha pelas redes sociais para promover o Nordeste, cujo litoral tem sido atingido por manchas de óleo desde o fim de agosto. 

Mais sobre turismo no Brasil e no Exterior aqui.

Leia também: Hotéis da Roteiros de Charme são refúgio para amantes de esportes radicais.

Segundo o Ibama, pelo menos 200 locais de 77 cidades em todos os Estados nordestinos registraram a presença do óleo. Na região – que, de acordo com levantamentos recentes da operadora CVC e do buscador de passagens aéreas Kayak, ainda é a mais buscada para o Réveillon – estão 20 dos 70 hotéis associados.

“Alinhados com os princípios da associação – que prevê o compromisso de oferecer uma atividade turística de qualidade, adequada ao meio ambiente e socialmente responsável –, todos estão comprometidos com a preservação dos destinos turísticos em que estão localizados, participando, com sucesso, junto com a população local, do esforço das autoridades na limpeza e preservação de suas praias e seus  ecossistemas, o que inclui a segunda maior concentração de corais do mundo. Para vencer o pessimismo e informações distorcidas, aproveitando a maior audiência mundial no Facebook em seu setor, a Roteiros de Charme iniciou no Brasil e no Exterior, em 1º de novembro, uma campanha na mídia social promovendo seus hotéis e a Região Nordeste, com sol abundante em todo o ano, praias maravilhosas, ilhas paradisíacas, arquipélagos, dunas de areia e áreas de preservação ambiental, bem como exuberante fauna e flora.", anuncia o presidente da Roteiros de Charme, Helenio Waddington.

Seguir princípios sustentáveis como parte integrante da qualidade do produto turístico é um dos critérios exigido pela associação, que também cobra dos associados responsabilidade social e valorização da cultura do local onde estão.

Os hotéis são orientados por um código de ética e conduta ambiental desenvolvido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep), organismo da ONU responsável por Meio Ambiente, com o qual a associação possui acordo formal de cooperação há 20 anos.

História da associação Roteiros de Charme

Fundada em 1992, por cinco empresários que tinham como objetivo criar um pequeno grupo hoteleiro que tivesse o compromisso de oferecer uma atividade turística de qualidade, adequada ao meio ambiente e socialmente responsável, a Roteiros de Charme chega aos 27 anos como uma marca de referência no Brasil quando o assunto é hospedagem sustentável de alto nível.

"Àquela época, sustentabilidade era tema de órgãos da ONU ou acadêmicos, mas totalmente desconhecida no setor privado, e, em particular, pela atividade turística.", relembra Waddington.

A Associação se empenha em incentivar o turismo nacional, juntando hotéis de diferentes perfis, especialmente fora dos grandes centros urbanos, que têm em comum o compromisso de aliar conforto e serviços com o respeito à natureza e responsabilidade social.

Fonte: Redação.

TAGs: nordeste roteiros-de-charme turismo-sustentável