Av. Paulista será palco das atrações do Dia Mundial da Criatividade

11/04/2019


Pelo segundo ano consecutivo ela recebe o maior evento de criatividade do País.

Iniciativa do empreendedor e palestrante Lucas Foster chega à 4ª edição com eventos em 50 cidades no Brasil e primeira edição em Portugal, Alemanha e Sérvia.

As últimas novidades do mercado de live marketing estão aqui.

Leia também: 50 cidades brasileiras aderem ao Dia Mundial da Criatividade.

No domingo, dia 21 de abril, 50 cidades em todo o Brasil terão uma programação aberta ao público para celebrar o World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade), idealizado pelo especialista em criatividade, Lucas Foster.

A data que entrou para o calendário oficial das Nações Unidas em 2017 tem como objetivo fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento sustentável.

Em São Paulo, o encontro acontecerá na região da Avenida Paulista com atrações sobre inovação, arte, tecnologia, diversidade, e impacto social de forma aberta e gratuita, em diversos espaços como Livraria Cultura, Espaço Geek, Livework, Fab Lab Livre SP/CCSP, entre outros.

            Lucas Foster.

“Com o encontro acontece em um domingo, dia de Paulista Aberta, temos certeza que teremos um grande corredor criativo.”, comenta Lucas.

A abertura do evento acontecerá no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura no Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073), a partir de 10h30, e contará com a presença de Marianna Sampaio, secretária de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo; Laís Bodansky, à frente da pasta de Cultura da cidade e o próprio Lucas Foster.

A abertura contará com capacidade para 168 pessoas e os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente por intermédio do site.

Ao todo, serão 75 inspiradores e 68 atividades distribuídas por diversos espaços como: a Livraria Cultura e o Espaço Geek do Conjunto Nacional na Avenida Paulista, a Livework, uma consultoria global de Inovação e Design de Serviço e a FabLAB, uma rede de laboratórios de inovação dentro do Centro Cultural São Paulo.

O publicitário David Laloum, presidente da Agência Y&R Brasil, é um dos palestrantes celebrando o Dia Mundial da Criatividade.

O francês, que assumiu a presidência da Y&R desde fevereiro de 2016 falará sobre “Life Brands” e do novo modelo de construção das relações entre marcas e pessoas. Já a estilista Emanuelle Junqueira, em parceria com a atriz e autora Suzana Pires, apresentará uma reflexão sobre o comportamento da nova noiva e a busca pelo equilíbrio da dualidade entre o romantismo e o empoderamento feminino nesse momento de celebração.

Suzana Pires retorna à programação com uma palestra solo em que leva ao público, por intermédio de humor e de recursos cênicos, questionamentos sobre como conquistar o protagonismo nas suas vidas.

Alexandre Mutran, gerente de Comunicação Regional da TV Globo e à frente do projeto Verdejando - uma iniciativa da TV Globo em parceria com a Prefeitura de São Paulo - também marca presença no evento com um painel falando sobre o projeto e sobre como ele vem mudando de maneira criativa a forma com que as pessoas se relacionam com o verde e o meio ambiente na Grande São Paulo.

A programação terá ainda um bate-papo com o radialista e apresentador Zé Luiz sobre produção e apresentação do programa Dobalacobaco 2.ZE, programa de rádio ganhador do Apca 2015.

Zé Luiz.

Estudioso da cultura digital, com mais de 15 anos de experiência, Gil Giardelli se unirá a Murilo Gun, um dos pioneiros da internet no Brasil, para um debate sobre conceitos e atividades ligados à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa e inovação digital.

Quem quiser, ainda poderá participar de um bate-papo com a designer, empresária e sócia cofundadora do Estúdio Colletivo, Vanessa Queiroz e a mulher por trás de toda a plataforma Feira Preta, Adriana Barbosa.

Outros assuntos serão abordados ao longo do dia, como branded content, criatividade no processo de criação de games e as game jams, futuro do trabalho, economia digital, tecnologia, intraempreendedorismo, transição de carreira e a maternidade, agricultura e permacultura urbana.

O dia encerrará com um bate-papo ao vivo e on-line na página oficial do World Creativity Day sobre o “Futurismo: O Futuro do Trabalho e o Futuro da Educação” com a participação do jornalista Lucas Mendes e o fundador do Caindo no Brasil, uma iniciativa que fortalece projetos que fazem a diferença na educação brasileira, Caio Dib.

Caio Dib.

World Creativity Day

O World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade) é um movimento global desenvolvido pelo especialista em criatividade, Lucas Foster.

Em 2014, Lucas que é fundador da ProjectHub e idealizador do Prêmio Brasil Criativo, uma das principais referências em economia criativa do país, teve a ideia de comemorar a criatividade, com um evento gratuito que apresentasse a importância da inovação.

A intenção desde que o evento foi idealizado é democratizar e desmistificar a criatividade, encorajando as pessoas a utilizarem seu potencial criativo, buscando novas maneiras de lidar com antigas e novas questões, gerando recursos e soluções.

Com a resolução aprovada pela ONU estabelecendo uma data global para o World Creativity Day, a data que antes era celebrada no Brasil em novembro passou a ser em abril. E, o movimento que nasceu em uma escola em São Paulo foi ganhando mais adeptos.

Por meio de um software criado por Foster, o World Creativity Day ajuda a conectar líderes, inspiradores e anfitriões de qualquer parte do mundo, formando a primeira rede social para a criatividade do mundo.

Neste ano, o formato de evento viaja para Portugal, Alemanha e Sérvia, com mais de 30 atividades e 37 horas de conteúdo.

Nos 17 Estados brasileiros, serão mais de 570 atividades, e, algumas cidades aproveitarão o domingo de Páscoa para estender a programação para a segunda-feira, dia 22 de abril, com ações em escolas, universidades e empresas.

A estimativa é que o evento impacte um público de mais 65 mil pessoas no Brasil, com palestras, mesas e oficinas, tendo a criatividade com enfoques variados como arte, inovação, economia, tecnologia, educação, negócios, entre outros.

Cada uma das cidades anfitriãs possui líderes locais selecionados pela plataforma ProjectHub. “Desta forma conseguimos ter acesso a iniciativas e pessoas incríveis que geram inovação em todos os cantos desses países, e assim podemos compartilhar essas histórias e experiências no Dia Mundial da Criatividade, para que os brasileiros e portugueses possam conhecer, aprender e se inspirar.”, explica Lucas.

Fonte: Redação.

TAGs: dia-mundial-da-criatividade entretenimento evento live-marketing