Turma do Jiló mostra a deficiência sob outro ângulo

02/12/2019


O 03 de dezembro é conhecido como o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Para chamar a atenção para a data e para a relevância da causa, a Turma do Jiló, Organização da Sociedade Civil que promove a educação inclusiva, fará uma ação que abordará a deficiência de um jeito diferente e inusitado, além de promover um debate sobre os avanços, problemas e necessidades que milhões de brasileiros vivem diariamente.

Leia também: Diversidade: Mais que um simples modismo.

Leia também: As lentes da diversidade libertam resultados.

Em parceria com a Livraria Cultura e a rede de shoppings Iguatemi, os frequentadores serão convidados a prestigiar a disposição dos livros de alguns autores de um jeito nunca visto.

Haverá uma prateleira especialmente criada para que as obras estejam catalogadas conforme a deficiência do escritor. Será curioso observar gênios como Jorge Luis Borges, deficiente visual, Frida Kahlo, que convivia com uma deficiência física, e Agatha Christie, que tinha dislexia, de um ângulo diferente, mas que não afetava em nada suas genialidades.

A ação quer mostrar a importância da diversidade e da inclusão e ressaltar quão rica as diferenças podem ser, demonstrando, por meio de autores geniais, que uma deficiência não limita outras habilidades e estas devem ser estimuladas.

A inclusão é um bom caminho para isso, mas o Brasil ainda tem uma longa jornada a percorrer neste sentido. Segundo dados do IBGE de 2018, aproximadamente 45,6 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência.

Apenas 6,7% das pessoas com deficiência possuem Ensino Superior, 61% não têm instrução e/ou têm Ensino Fundamental incompleto, apesar de a inclusão escolar ser obrigatória e garantida por lei. Além disso, menos de 20% têm vida econômica ativa e 46,6% dependem de 1 salário mínimo fornecido pelo governo.

A ação acontece durante todo o dia, e, no início da noite, a presidente da Turma do Jiló, Carolina Videira, estará junto com alguns convidados, para ministrar o Jiló Talks, uma palestra no estilo TED com o objetivo de trazer inspirações para o público, ser um momento de troca e abordar subtemas do assunto como: Ambientes educacionais inclusivos: benefícios da diversidade e a inclusão para crianças; Saúde mental: bullying no ambiente escolar e mercado de trabalho para pessoa com deficiência.

Serviço:

Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, ação Turma do Jiló em Livraria

Data: 03.12.2019
Horário:

  • Durante todo o dia: Ação Catálogo Inspirador.
  • 13 às 18h – Carolina Videira, presidente da Turma do Jiló, disponível para entrevistas.
  • 19h – 21h – Jiló Talks

Local: Livraria Cultura – Shopping Iguatemi São Paulo.
Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.232 - Piso 3, Jardim Paulistano.

Fonte: Redação.

TAGs: dia-internacional-da-pessoa-com-deficiência diversidade evento inclusão-social são-paulo